Quarta-feira, 30 de Julho de 2008

alinhavar

Deu resultados o esforço quase isolado do deputado do PS António Galamba em insurgir-se formal e publicamente, prescrevendo que a "requalificação" da linha ferroviária do Oeste se estendesse a toda a sua extensão. De facto, na sequência do voto de protesto enviado ao governo,

("O Município de Caldas da Rainha, neste momento de perda para a Região do Oeste, reafirma a importância da requalificação da Linha Ferroviária do Oeste, do relançamento do termalismo, da melhoria dos cuidados de saúde (Novo Centro de Saúde de Caldas da Rainha e Construção do Hospital Oeste Norte numa das diversas possibilidades de localização no Município de Caldas da Rainha), do desenvolvimento de projectos geradores de emprego e desenvolvimento económico e da preservação ambiental (Lagoa de Óbidos e Paúl de Tornada)")

avançara-se em Fevereiro com a proposta - real - de o fazer apenas até Torres Vedras, preparando-se para deixar para trás as populações de Lourinhã, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça e Marinha Grande.
A notícia de hoje aponta um compromisso do governo em estabelecer essa modernização - e finalmente a electrificação - de toda a linha de Lisboa à Figueira da Foz. A linha chegou à Figueira da Foz em 1888, 3 anos depois de ter partido de Torres Vedras. A electrificação da linha e a redefinição de traçados poderá importar para toda a região uma verdadeira revolução das mobilidades regionais. Este investimento só envergonha por ser suscitado dentro do quadro das compensações devidas às populações do Oeste pela instalação do aeroporto em Alcochete, e não pela convicção segundo a qual este representa um enorme benefício promotor de desenvolvimento da qualidade de vida e economia da região. A verdade é que todos quantos se bateram por esta "requalificação" arengaram em saco roto durante anos. Nada do que fizeram, documentaram e reivindicaram surtiu qualquer efeito. Apenas Alcochete obrigou a um salvar de face. E, mesmo assim, por muito pouco ficava-se o descoco por Torres Vedras.
publicado por Rui Correia às 14:59
link deste artigo | comentar | favorito

pesquisa

 

arquivo

nós

Dezembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
31

t&d
t&d