Sábado, 14 de Março de 2009

concursos

A aplicação informática utilizada no concurso de professores apresenta-se, (no que diz respeito à introdução de dados, nada digo sobre a sua eficiência), muitíssimo melhorada e apresenta inovações que muito simplificam o lançamento de dados. Chamo a atenção para duas inovações positivas: a possibilidade de confirmar cada código de escola no momento do seu lançamento (Consulta de códigos e vagas para manifestação de preferências) e a possibilidade de consultar as vagas para cada condição de pesquisa (grupo de recrutamento, concelho...).

Recomenda-se, contudo, algum cuidado com estas pesquisas, uma vez que a filtragem dos códigos não é infalível. Reparei, como exemplo, que o Agrupamento de Escolas da Azambuja não aparece no quadro a que pertence - quadro 14 - Lezíria e médio Tejo; na pesquisa por escola aparece como pertencendo a esse quadro, mas se procurarmos por quadro de zona a escola não existe. Percebe-se que há para ali alguns problemas que não deviam existir, mas que podem ser resolvidos com a consulta dos anexos I e II do aviso de abertura.

É impressionante, porém, que não exista uma base de dados com todas as escolas, códigos e localizações para todo o país. A DREC e a DREN possuem bases de dados regionais, mas a nível nacional os links do ministério permanecem recorrentemente inoperacionais.

Num momento em que se impunha tranquilizar os candidatos, não posso deixar de chamar a atenção para a forma pouco cuidada e pouco elaborada como estão publicadas as respostas a perguntas frequentes. Dois exemplos:

Pergunta: O que significa um docente de QZP poder ser opositor à transição de grupo de recrutamento?

Resposta: Ser opositor à transição de grupo de recrutamento significa ser candidato à mudança de grupo de recrutamento.

Pergunta: O que significa estar provido numa determinada categoria, grupo de recrutamento ou quadro?

Resposta: Estar provido significa pertencer formalmente, em resultado de concurso, a uma determinada categoria, grupo de recrutamento e quadro.


Fica claro também que ninguém consegue erradicar do site do ministério os malditos erros de português:
"... pretendo saber se é possível concorrer simultâneamente a mais do que um destacamento?"

Ficam ainda dúvidas por resolver. No que diz respeito às necessidades transitórias percebe-se que as colocações resultantes do Destacamento por Aproximação à Residência Familiar (DAR) são anuais. (Até ao limite de 4 anos, desde que subsista componente lectiva.) Não fazia ideia que a residência familiar fosse uma necessidade transitória.

Considero injustíssimo que se conserve o logaritmo que faz a ordenação de candidatos em igual situação. A ordem de prioridades é a seguinte: "classificação profissional mais elevada; mais tempo de serviço docente prestado após a profissionalização; mais tempo de serviço docente prestado antes da profissionalização; maior idade; nº de candidatura mais baixo. (artº 16º, nº 3)."
Recordo que muitos dos meus colegas esperaram anos até conseguir a sua profissionalização. Por razões que ultrapassam muito a sua decisão ou determinação em obtê-la. Utilizar este critério para distinguir prioridades é fazer tabula rasa de conjunturas recentes infelizes e, de novo, fazer pender o ónus da culpa a quem é inimputável.

Finalmente, alguns instrumentos recentes, gratuitos e online, podem ajudar os candidatos a melhor fazer as suas escolhas. Dou duas sugestões: o Google maps ou mesmo o Google earth - que integram já quase todas as localizações de escolas e o Via Michelin que nos possibilita estimar tempos de viagem, custos e distâncias.

Num tom menos grave, louva-se a iniciativa de transformar em clip multimedia a apresentação do concurso de 2009, facto relevante de acessibilidade que deveria ser ainda mais explorado em anos futuros.

Bom concurso. Recomenda-se muitíssima atenção aos detalhes.
publicado por Rui Correia às 22:38
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