Sábado, 16 de Julho de 2011

Egologias

 

 

 

 

 

A onda de nacionalismos palermas que começam a surgir um pouco por todo o lado criam a atmosfera perfeita para uma surdez diplomática que nos divide a todos. Uma surdez que serve de bandeja às outras potências a soberania europeia. Uma soberania cooperativa que deve permanecer o mais relevante projecto de civilização mundial. Um ideal que se constitua como capaz de competir com a irracionalidade gananciosa, insustentável, do desenvolvimento chinês e do criptoisolacionismo teapartiano norte-americano.

 

Dizer que Portugal não é a Grécia ou que a Espanha não é Portugal ou que os EUA não são a Grécia nem Portugal é o adubo estrumeiro para egoísmos patrioteiros, habitualmente associados ao vilipêndio das 'lideranças' contemporâneas e à nostalgia mistificada das 'lideranças' antigas.

 

'Comprar português' ou 'fazer férias cá dentro' conduz-nos a um trajecto nacionalista que já antes foi percorrido: o desfecho começaria em 1914 e terminaria em 1945, com direito a intervalo. De novo, é no seio da Europa que crescem as raízes de um imperialismo condutor à sua própria destruição. E desta vez, como da outra, os despojos não serão europeus. Compremos, pois, europeu. Pensemos europeu.

 

É a única forma de, tarde ou cedo, nos permitirmos deixar de pensar europeu para podermos recomeçar a pensar universalmente, que é o que importa que todos acabemos por fazer.

publicado por Rui Correia às 22:00
link deste artigo | favorito
De Isabel X a 19 de Julho de 2011 às 13:23
Tens razão, Rui, definitivamente!
Acho sempre graça quando as situações fazem parecer boas "soluções" simples que o não são de todo e que até comprometem uma via mais correcta que antes trilhávamos já de modo desenvolto.
No entanto, parecem verdades incontestáveis.
- Isabel X -
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


pesquisa

 

arquivo

Dezembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29