Sexta-feira, 12 de Novembro de 2010

assédio

Um comentário de uma antiga professora, perdão: Professora, que esteve nas Caldas há uns anos atrás, obriga-me a transformar uma resposta num (res)post.

 

Olá Raquel, linda. Não estou nada surpreso por te quereres candidatar ao Conselho Geral. Infelizmente estás a brincar. Tenho-me mantido a par de ti no teu facebook que, por vezes, se refere às Caldas da Rainha e à tua passagem por Sto Onofre, sempre com palavra meiga e uma gentileza que a todos nos desvaneceu e continua a desvanecer. Volta e meia o teu nome salta à baila. Inesquecíveis aqueles anos, não foram?

 

Contente fico eu por não teres de assistir à calamidade em que se tornou essa mesma escola que também tu construíste, ao ponto de haver hoje uma imprevisível dificuldade que, no teu tempo, nunca conheceste. Digo-te isto da forma mais simples e violenta: agora os alunos preferem outras escolas, Raquel.

 

A sério.

 

Lembras-te quanto nós sofríamos horrores por ter, todos os anos, de dizer aos nossos alunos e aos seus encarregados de educação que teriam de escolher outra escola porque estávamos - como dizer isto? - excessivamente sobrelotados? Quando os encarregados de educação mentiam nas moradas só para garantir que os seus miúdos ficavam nesta escola? Um assédio. Pois bem, agora é o oposto. Diametral. Este ano, largas dezenas de alunos – há quem diga centenas, porque, vê tu, ninguém sabe dizer ao certo quantos alunos temos – abandonaram a escola que é vista por todo o lado como a pior da cidade. A pior.

 

A sério.

 

Pela primeira vez desde 1994 não estamos sobrelotados. Aquilo que deveria ser uma boa notícia, transformou-se numa vergonha que nos choca a todos porque agora são os pais que tentam a todo o custo tirar os seus filhos daqui; não estão para aturar tanto desnorte, tanta incompetência. Voltaram a pedir fotografias aos alunos para os matricular, Raquel. Estou-te a dizer.

 

A sério.

 

Eliminaram as actas digitais que são agora outra vez escritas no Word, para arrumar em dossiers. Exactamente. Os mesmos dossiers que nós juráramos fazer desaparecer, lembras-te? Eliminaram a aplicação do projecto curricular de turma para a substituir, (adivinhaste, não é?), por um documento Word, que será impresso e arrumado num dossier. Outro dossier. Lembras-te de querermos eliminar as divisórias na escola para devolver aos alunos espaço interior de recreio? Agora que temos menos alunos seria de esperar que a oportunidade fosse aproveitada. Sabes o que fizeram? Não apenas mantiveram as que já havia e que nos preparávamos para demolir (duas salas do primeiro ciclo, associação de estudantes e sala de estudo no bar), mas construíram mais um, enorme, que os alunos chamam “elefante branco” e que lhes ocupa metade de um átrio. E fizeram-no num fim de semana, à socapa, sem autorização ou conhecimento de ninguém, nem mesmo dentro do Conselho Executivo. Para cúmulo, agora puseram a reprografia e a papelaria a funcionar no lugar de onde era suposto retirar as divisórias que haviam transformado uma zona do bar, por desespero sobrelotado, numa estúpida sala de estudo. Ou seja, temos menos alunos e conseguiram, mesmo assim retirar espaço aos alunos. Mudaram também os horários todos para garantir que havia um só turno. Não conseguiram, mas isso não os impediu de manter um horário que faz com que os alunos da tarde tenham mais ocupação dos que os da manhã. Sim, os da tarde, que já saíam prejudicados.

 

E isto não termina, Raquel. Só não quero deprimir-te. E deprimir-te a sério.

 

Todas as pessoas que tu conheceste como as mais dinâmicas, activas, críticas, empreendedoras, premiadas foram retiradas cirurgicamente de todos os órgãos. Algumas delas têm sofrido na pele horrores. Não é invulgar veres pessoas a chorar, Raquel. Um horror. Um exemplo do que não deve ser uma escola.

 

A sério.

 

E quem ocupa os cargos de maior responsabilidade, Raquel? Só isso dava um filme inteiro. Enfim, nem te digo o que se comenta na cidade. Em todo o lado da cidade. Somos os últimos em tudo. Um descrédito absoluto.

 

O pior de tudo é que quem acusa a escola de incompetência, faz questão de me explicar, detalhadamente por que razão o diz. E tem, sempre, razão. Imagina... Ou, melhor ainda, esquece. Nós é que não nos esquecemos de ti. Representas o melhor tempo da nossa escola. Se por cá estivesses, seria mais uma das personas non gratas que esta escola passou a ter. Mas digo-te: ostentarias essa distinção com orgulho. Grata.

 

A sério.

publicado por Rui Correia às 13:21
link deste artigo | comentar | favorito
3 comentários:
De O 2007 a 12 de Novembro de 2010 às 14:33
Acho estranho uma coisa, foi preciso sair daí para isso acontecer. Eu tenho seguido o seu blog e reparo que essa escola a cada dia que passa degrada-se cada vez mais digitalmente. Há duas palavras que não me saem da cabeça "Plano Tecnológico", por carga D’água se fala tanto nisto sabendo que a EBI foi umas das primeiras a implementar rede WIRELESS(POR TODO O LADO, e não num só local), Cartão Plástico com Chip(banda magnética “LUXO" das novas escolas da PARQUESCOLAR) e salas de estudo/multimédia para os alunos.
Como eu já disse acho estranho estar acontecer isto no momento que se fala tanto no tal plano.
"Eliminaram as actas digitais ", "Eliminaram a aplicação do projecto curricular de turma" regredir para o passado. Não! E mais, tão giro ter uma sala branca a ocupar o átrio do 1ºCiclo. Upss, esqueci-me que a escolar tem +/-1000 alunos.

Não desanimes Rui Correia o que voltará a ser o que demais era.
De Santo Onofre a 13 de Novembro de 2010 às 18:36

A Raquelita ainda pensa que estás a mangar com ela...!





(Olha que nãoe, ó Bianita, é tudo berdade, catrino).
De Raquel (BIANA) a 14 de Novembro de 2010 às 04:52
Bem, nem sei bem por onde começar Rui...

Depois de ter lido o teu post , fui invadida por um misto de sensações... Um sentimento inexplicável...Sim, inexplicável, porque se, ao mesmo tempo, me emocionei com o carinho das tuas palavras e relembrei dos BONS momentos que partilhei convosco nessa escola, ao mesmo tempo, também fui invadida por um sentimento de raiva e revolta interior por saber desses factos absurdos...Meu Deus, como é possível??!!!

É, de facto, lamentável que haja tanta falta de bom senso e profissionalismo a ocupar esses cargos...diria mesmo, incompetência ao mais alto nível .. Meu Deus!

A ideia será progredir ...ou estaremos a regredir ???
Estou mesmo incrédula com tanta barbaridade...

Fico revoltada, porque essa foi a minha segunda casa, um espaço onde criei laços verdadeiros...

Fico revoltada, porque aí ficaram aqueles que considerei a minha segunda família, que me ampararam e receberam com todo o carinho... (que, metaforicamente, me pegaram ao colo, quando cheguei de tão longe, sem ter inicialmente onde ficar e sem conhecer nada...)

Fico revoltada, porque sou grande testemunha de que essa escola foi pioneira no sistema informático, e que todos os alunos "se atropelavam" para aí se conseguirem matricular...mesmo, inclusive, testemunha, desses casos de alteração de moradas, só para obterem e garantirem um lugar...
Era, e acredito que seja, a escola onde estavam os melhores professores, dedicados e profissionais, que para além da sua função, eram amigos dos alunos...

E, sim, era uma escola onde se respirava um ambiente de partilha e amizade...onde todos os dias havia motivos para sorrirmos e trocarmos umas gargalhadas...

Fico revoltada, por saber que, aqueles que me são extremamente queridos, estão a passar por tanta revolta e tristeza...e que estão a sofrer..
Enfim, fico revoltada, por saber que pouco ou nada se pode fazer...

Mas sabes, Rui, felizmente ainda temos a liberdade de expressão, por isso, peço-vos: Não baixem os braços, nem se deixem abafar... Falem da vossa revolta...Gritem e LUTEM para ter de volta a NOSSA escola de volta, escola que era reconhecida por todos...

Sei e quero acreditar que seja apenas uma fase..um mau momento...Mas, de uma coisa, tenho plena certeza!! Da minha memória, nunca apagarei os bons momentos que todos partilhamos e da família que aí deixei...disso, vos garanto!

Um até breve,
De alguém que carinhosamente vos recorda,
Raquel

Beijos para todos com carinho.










Comentar post

pesquisa

 

arquivo

nós

Dezembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
31

t&d
t&d