Terça-feira, 16 de Março de 2010

catering

Muitas pessoas me perguntam sobre o que achei da intervenção do presidente da Câmara das Caldas da Rainha no congresso do psd. Eu sorrio e quase nem respondo. A maior parte delas sabe que lido com o senhor todas as semanas e por isso todas as abordagens são sempre com intuitos louváveis de consolo e solidariedade. O embaraço parvo que sinto por tudo aquilo resulta de uma coisa antiga que me acompanha desde sempre. Nunca gosto de ver ninguém a depreciar-se a si mesmo publicamente e muito menos na televisão nacional. Por ser estúpido, sinto sempre como meu o ridículo de outrem. Mas é-me irreprimível.

 

Aquilo que sei é que nada daquilo é coragem. Tudo ali é pechisbeque, descaramento e espalhafato. Tudo o que disse que a “Ferreira Leite” fez ao “jovem Passos Coelho” é minuciosamente aquilo que ele faz nas Caldas da Rainha a todos os que se lhe opõem. A todos, menos ao deputado municipal do pcp que ele nutre de benevolências para se sentir um verosímil democrata.

 

Mas sempre há uma ou duas coisas que me são mais interessantes. Uma é o rancor que o senhor tem aos intelectuais. Trata-se de algo a que assisti já muitas vezes e que revela uma ferida antiga que o próprio não consegue sarar. Por outro lado, é inqualificável ouvi-lo dizer que “se não fosse mentiroso também não seria presidente da Câmara”, minutos depois de ter solenemente arengado o contrário.

 

Estas coisas que assentam como uma luva a um qualquer militante excêntrico – ou a um ex-calceteiro do Porto, como o Tino de Rans que, tal como o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, também disse que só queria era beber uns copos – preferia não as escutar da boca de um presidente da câmara, condição que invocou sobre si mesmo por diversas vezes.

 

Em todo o caso, de tudo aquilo, a única coisa que acho mesmo de completo mau gosto é não lhe terem levado, como o homem expressamente pediu, o copo de vinho. Água, como toda a gente sabe, "é para meninos de leite".

publicado por Rui Correia às 17:54
link deste artigo | comentar | favorito

pesquisa

 

arquivo

nós

Dezembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
31

t&d
t&d