Sexta-feira, 12 de Março de 2010

construção

Todas as Quintas-feiras anseio por estar com eles. E, digo-vos, se, ao menos suspeitassem o genuíno prazer que tenho em acompanhar estes meus alunos, que acabam de estudar o liberalismo e as conquistas dos sistemas constitucionais, de os levar a uma assembleia municipal onde puderam ver, entre outras coisas menos importantes, para onde vão os votos das pessoas. Se ao menos escutassem o que eles disseram, perceberiam por que é que dar aulas é uma oportunidade única de ser relevante. Se os conhecessem. Que turma esta, que satisfação.

 

Aqui

publicado por Rui Correia às 13:19
link deste artigo | comentar | favorito
22 comentários:
De Madalena Inverno a 15 de Março de 2010 às 21:31
Desculpe discordar, não é algo que faça sem alguém ao meu lado para falar por mim. O que vou dizer tem de ser dito, pois as verdades têm de ser gritadas. Acredito que seja um enorme prazer estar connosco, por sermos muitos e de diferentes nacionalidades, mas esse prazer não é com certeza maior do que o de entrar na sala de aula e ver o professor à nossa espera. Sentar na cadeira e saber que quando nos levantarmos não seremos os mesmos. Podemos ficar pior ou melhor, mas ficaremos diferentes. O professor Rui é o melhor. É simplesmente o único que nos prende. É só quem respeitamos. E eu falo por uns quantos, acredite... Só queria que soubesse disto. O prazer é todo meu. Se tivesse de pedir três desejos, um deles seria, com todas as certezas, tê-lo como professor, pelo menos, para o resto de uma escolaridade. Pedia também para nunca me esquecer de si, que é do que mais temo.
De Rui a 16 de Março de 2010 às 11:48
Sabes Madalena, deu-me vontade de brincar contigo e chamar-te nomes tontos para tapar a imodéstia imerecida que senti ao ler o que escreveste. Mas depois percebi que isso não passava de um efeito especial, um espelho, e tu não mereces artifícios. Ao longo da minha vida tenho pensado muitas vezes que aquilo que se passa numa sala de aula não é, simplesmente, transmissível. E eu acho mesmo que não é possível explicar a alguém o que acontece quando nos encontramos todos dentro da mesma sala, pois não?
De Beatriz a 17 de Março de 2010 às 19:34
Não podia estar mais de acordo com a Madalena, as aulas do professor são as mais esperadas de todas as semana, por muitas vezes entrei triste para as suas aulas.Mesmo que eu quisesse "curtir" a tristeza(tal como o professor disse o ser Humano é massuquista) não conseguiria porque é IMPOSSÌVEL saír das suas aulas triste....
Nota: Desculpem lá os erros...
De Inna Kosonotska a 17 de Março de 2010 às 23:29
Disseram - me que existe um blog do professor Rui Correia, onde ele tem escrito sobre nós. Decidi visitar e senti imensa alegria ao ler estes comentários. Nao consigo sair daqui sem deixar as palavras que já há muito tempo guiam - se em mim. Se calhar não vou utilisar as palavras tão caras e tão preciosas, pois o meu domínio da língua portuguesa é limitado, mas gostava de deixar uma mensagem. Sem dúvida as aulas do professor Rui sao as mais esperadas. Algums vão para rir - se, outros para assistir a uma aula, mas outros para aprender ver as coisas mais além do que elas são visiveis. Uma vez na vossa aula ouviu-se a frase de um filme: Você faz-me querer ser melhor!!! Eu vou levar a responsabilidade de dizer pela toda a turma que VOCÊ faz-nos querer ser melhores! As vossas aulas não são apenas as informaçoes transmitidas aos alunos, mas cada aula é uma luz que nos mostra o caminho para frente. Voce inspira as pessoas a nao olhar para tras mas sim, sempre para frente. Voce abre-me o mundo aos outros olhos, de outro lado, lado optimista. Eu sou uma pessoa muito "trágica", e levo tudo muito serio,voce faz-me ver as coisas de modo a retirar o lado mais positivo. Voce é uma pessoa que atrai outras pessoas fornecendo energia espiritual. E, sem poupar palavras eu vou dizer que voce é uma EXCELENTE pessoa, e eu acho que o mundo deve ter orgulho de ter pessoas como VOCE. Nao é por ofensa, mas nunca ninguem dos profeesores na minha vida não fez nada daquilo que voce faz, pensando que a profissao do professor é dar conhecimentos, mas voce decidiu ir mais além, alcançar o mundo dos alunos e perceber as dificuldades que nesta idade parecem-nos invenciveis. É muito raro encontrar pessoas que consigam entender-nos e serem solidarios verdadeiramente.VOCE É SEM DUVIDA O MELHOR PROFESSOR E É A MELHOR PESSOA QUE EU TINHA ENCONTRADO NA MINHA VIDA! Voce faz o mundo a sua volta ser feliz e sentir que nada está perdido, mas sim tudo está a espera das novas decisoes no futuro. Nao sei que mais palavras encontrar para descrever isto. Vou exemplificar para que o professor perceba que isto nao sao apenas palavras mas a verdadeira realidade. Antes eu nunca gostava da política nem queria saber, mas mais uma vez voce abriu-me olhos e "obrigou" ver as coisas positivamente. Cada palavra que é dita nas aulas é um alimento para o minuto seguinte.
Gostava de dizer uma palavra sobre Deus. Mesmo que voce não acredita que Ele existe , isso nao vai mudar nada, porque por exemplo eu posso ter um carro, e voce pode não acreditar que eu tenho este carro, mas daquilo que alguem nao acredita o carro nao vai desaparecer. Deus é amor, e o mundo Dele é visivel a quem quer ve-lo, por isso eu ja fui imensas vezes gosada, por ser isto e aquilo, por acreditar em Deus e tentar viver do modo que Ele diz. Mas esses gozos nao vao parar a minha fé, simplesmente deixam a marca de que o mundo nao é igual para todos. As pessoas defendem o mal enquanto quem ama a Deus é perseguido, gosado, colocado à parte. Esta tristeza envolve o meu coraçao. Escrevi estas palavras com lagrimas nos olhos, ainda nao sei porque abri a minha alma nesta folha , mas gostava imenso de encontrar o professor no Ceu, por isso deixo aqui um site que eu ficava contente se voce visitasse: www.igrejamana.com
De Inna Kosonotska a 18 de Março de 2010 às 00:30
Gostava de deixar aqui um texto que eu tinha escrito quando fui gosada por cumprir o que Deus diz.
Nem sempre perante alguém conseguimos ser o que se quer assim como quiser. Nem sempre tu podes mostrar o que sentes na realidade. Nem sempre alcançamos a barreira de admitir e dizer: Sim, eu sou assim… O
maior destruidor da pessoa é a pressão da sociedade, ela não deixa oportunidade mas simplesmente empoe as regras dizendo: Deves ser assim, dessa limitação. Ela enterra a tua profundidade, a tua originalidade, individualidade, a tua liberdade, mas com tudo isto ela está nas primeiras filas, e ela é a primeira que grita SOMOS TODOS IGUAIS!!!!!! Mas isso não lhe basta ela levanta a pessoa e leva às altitudes mostrando – lhe todas as riquezas do mundo, cega os olhos com as falsas glorias dessa terra, quanto mais alto estiveres mais dor sentiras ao cair. A sociedade simplesmente ofende, fecha, mata. O maior desafio da tua vida é encher o teu espírito de coragem e voar ate ao céu não olhando para trás, esquecer o teu passado e escrever o teu futuro numa folha branca e limpa. Agora tu tens uma nova oportunidade, agora tu tens uma nova vida – não perde – a ….
De Tatiana Paulo a 18 de Março de 2010 às 17:37
Todas as aulas do professor sao optimas.Eu saio delas muitas vezes com um enorme sorriso na cara.Numa aula o professor disse uma coisa que me atingiu como uma seta.Mas e verdade:sofrer faz-nos creser.Mas tambem disse outra coisa:temos mesmo de dizer as pessoas como gostamos imenso delas.Eu fiz isso mas nao me bastou para atingir o meu objetivo.Mas a vida e mesmo assim.Ha ainda muitos obtaculos pelos nossos caminhos.O professor ja me ensinou muitas coisastirando a materia de historia).Obrigada,professor.
De Melissa Almeida ;P a 18 de Março de 2010 às 17:38
--' Visto que quase tudo foi dito não há mais palavras para expressar tudo aquilo que sinto, o que senti e o que eu sei que sentirei!
Quando estou em casa a ver televisão ou a falar com alguém eu me pergunto o que que o Professor pensa sobre aqueles assuntos, pois é o professor que leva para as aulas assuntos tão intelectuais, tão inteligentes e ao mesmo TÃO estúpidos... mas são estes assuntos que me põem a pensar sobre a vida, sobre as minhas escolhas e sobre os meus erros, pois como o professor sempre disse "é o sofrimento que nos faz mais fortes" quanto a mim eu acho que é isto e um bom "Redbull".
Na última aula antes do teste o que o professor falou foi tão profundo e eu parecia compreende-lo tão facilmente e , acho que devo estar "nuts", mas tudo o que o professor disse parecia ser exactamente o que eu pensava.
Na minha opnião o Professor está a dar aulas de história não só por que gosta de dar aulas ou porque é muito prazeroso é porque o professor sabe que as suas aulas pode e vai mudar a vida de muitos alunos, mas uma coisa que eu tenho certeza é de que a minha irá mudar, nem que seja só um pouco!
De Melissa Almeida ( de novo)! a 18 de Março de 2010 às 17:46
Mas quem será este professor que esconde-se detrás de uma capa de humor e uma mascara de sabedoria... hummm tenho o pressentimento de que seja aquele que muda e que transforma aquilo que somos ou os nossos sentimentos. É aquele que abre os estojos e espalha as canetas das raparigas da primeira fila pelo chão, aquele lunático que brinca com soldados de plástico e a guerra entre ele era em inglês mas quem sou eu para dizer alguma coisa os meus pensamentos são todos em inglês, sim mas tirando loucuras à parte não há mais nada para dizer pois sabedoria, compaixão, amor e simplicidade são sinónimos de loucura! Por isso agora só me resta ir em seguir em frente olhar para trás e dar uma boa gargalhada! XD
De Isabel a 18 de Março de 2010 às 21:58
Rui:
Deves estar.... ui, ui. Babadíssimo. Felizmente também sei o que sentes. É tão gratificante! É isto e só isto, que nos dá alento (pelo menos a mim é certamente) para continuarmos . Os alunos. São tudo o que ainda se aproveita neste sistema.
Parabéns e um grande beijo
De Daniela Carreira a 18 de Março de 2010 às 22:22
Aquele rosto meigo de amor ao mundo. Amor a tudo o que o rodeia. Para ele tudo sai sempre bem. Sempre adorável. Sempre magnifico. A bondade de uma pessoa não tem limites. Basta conhecer aquele ser inconfundível para comprovar esta expressão, esta expressão verdadeira.
Uma pessoa procura no dicionário : «bondade em pessoa» e encontra lá a foto dele.
E, curiosos, perguntam vocês: «Dele quem? Quem é que é essa pessoa tão gentil? Tão amável?»
Ora, essa pessoa tão simpática só tem um nome, e esse nome é, nada mais nada menos, que o professor Rui Correia.
Sim, professor Rui Correia. Aquele professor que merece o « Prémio Nobel da Paz, da Sinceridade e do Amor para connosco ».
Esse sim. Nunca mas nunca sairá da minha memória. Da minha vasta memória. Em que lá, só tem licença para entrar os melhores. Como o meu professor Rui Correia.
Algumas pessoas marcam a nossa vida para sempre, umas porque nos vão ajudando na construção, outras porque nos apresentam projectos de sonho e outras ainda porque nos desafiam a construí-los. Quando damos conta, já é tarde para lhes agradecer.
O professor faz tudo isso e isso é digno de se ver. Nunca, mas nunca tive um professor assim e por isso um MUITO MUITO OBRIGADO por TUDO!
De Inna Kosonotska a 18 de Março de 2010 às 22:33
Concordo com a Daniela e acho que o professor merece nao só o « Prémio Nobel da Paz, da Sinceridade e do Amor para connosco » mas todos os prémios do Mundo!!! Voce é a melhor pessoa, e nunca vai sair das nossas memorias.
De Rui a 19 de Março de 2010 às 11:37
Mas vocês passaram-se todos ou reuniram-se aí numa cave qualquer às três da manhã a combinar a forma mais eficaz de me pôr ainda mais doido de todo?! Timóteo, salva-me disto.
De Nathalia a 19 de Março de 2010 às 20:35
Tambem não podia deixar passar esta oportunidade de por o professor um bocadinho mais "doido" ahah .
O que elas todas disseram , está tão certo . As suas palavras, ensinam-me tanto , em cada aula aprendo mais e mais não só História mas tambem como ser uma PESSOA ! Obrigada por tudo, é o melhor professor que tive até agora e sei que continuará a ser :)
De Sandra Amaral a 19 de Março de 2010 às 22:39
Olá Rui! Tens muita razão, os lindos do 9ºC são realmente fantásticos, incríveis, deliciosos . Também tive o enorme prazer de ser professora deles... só não tive a sorte de ser tua aluna! Beijinhos para todos. Sandra Amaral
De Rui a 20 de Março de 2010 às 00:08
Mas tiveram eles a sorte de te ter a ti por professora. E eu ati como colega e amiga de coração.
De Dora Henriques a 19 de Março de 2010 às 23:01
bem , parece que fui quase a ultima a vir aqui comentar o quanto o professor Rui influência a nossa vida ..
mas agora que finalmente acabaram os malditos testes posso vir aqui e ter o previlégio de poder preencher 4300 caracteres , só a dizer bem da excelente pessoa que é o professor Rui .
por mais que queira variar daquilo que os meus colegas tenham dito , é impossivel! não há mais palavras positivas! cada vez que pensamos que vamos ter uma aula , é sempre igual mas se essa aula for história , não , NÃO É IGUAL!
não aprendemos SÓ como é que foi a primeira guerra mundial como entramos dentro dela , não aprendemos só o que vem no livro mas aprendemos sim o que nós somos e aquilo que queremos ser. O professor faz-nos ser pessoas! consigo não somos só bons alunos , somos tambem boas pessoas.
tornou-nos muito mais sensiveis , muito mais atentos ao que se passa lá fora e muito mais cultos e interessados por aquilo que se passa dentro de uma assembleia , assunto esse que NUNCA me iria interessar e embora não tenha ido á assembleia municipal , sinto-me muito mais interessada pela politica .
acredite professor , FOI O MELHOR PROFESSOR QUE ALGUMA VEZ NÓS TIVEMOS , muito obrigada por tudo aquilo que nos ensinou , até mesmo o pequeno facto de as raparigas dizerem obrigada e não obrigado , eu nunca me esquecerei
De Dora Henriques a 19 de Março de 2010 às 23:10
é incrivel como é que um professor , as boas recordações e estes comentários conseguem por uma pessoa a chorar , mas realmente isto toca-nos de uma forma , pelo menos falo por mim , vou ter muitas saudades destas aulas
De Inns Kosonotska a 19 de Março de 2010 às 23:17
Nós, todos vamos ter saudades, o final do ano lectivo que deve ser feliz, vai ser o mais triste. Mas de certeza que nos vamos combinar um dia para visitar o professor, mesmo que estejamos na faculdade, ou onde for!!!

Comentar post

pesquisa

 

arquivo

nós

Dezembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
31

t&d
t&d