Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2009

maturidade

A presença do maestro Adelino Mota na direcção musical da Banda de Comércio e Indústria traz consigo uma perspectiva de inflexão artística desta histórica instituição. É sempre empolgante testemunhar uma releitura do que uma banda pode e deve ser. Não pude estar presente no seu primeiro concerto, na sala dos Pimpões, algo que muito lamento embora não pudesse deixar de estar noutro lugar nesse dia. Dos ecos que recebi parecem confirmar-se as melhores expectativas.

 

É muito relevante compreender que a imagem que temos das bandas filarmónicas portuguesas está a mudar de forma muito notória. Uma nova geração de maestros começa a impor uma visão renovada do papel tradicionalmente ocupado por estas academias amadoras de música. Há uns dias fiquei deslumbrado com um concerto da banda filarmónica de Marrazes. A tenríssima idade daqueles músicos, a par da qualidade e exigência técnica do reportório deixou-me muito surpreendido.

 

A exploração indispensável de todo o espectro de frequências sonoras – omissão crucial que sempre me intrigou nas bandas de Portugal– fazendo recurso a naipes de instrumentos bem recenseados e equilibrados, sem a obsessão da variedade tímbrica, são factores que permitem ampliar a identidade de uma banda e estabelecer um registo credível e singular. Assisti também ao concerto anual da orquestra sinfónica de Sto Tirso – existe uma orquestra sinfónica em Sto Tirso? – e fiquei positivamente estarrecido com aquele projecto cultural. É inevitável que muitos daqueles meninos e meninas venham a ser os profissionais que amanhã nos enchem os dias de música. Todo o país participa neste processo de mudança. Acredito que, com o maestro Adelino Mota, chegou a vez das Caldas da Rainha participarem desta importante reforma.

publicado por Rui Correia às 11:45
link deste artigo | comentar | favorito
1 comentário:
De fj a 22 de Dezembro de 2009 às 23:42
a imagem que temos das bandas filarmónicas portuguesas está de facto a mudar. se te lembrares, fi-lo também notar aqui:
http://oquevemarede.blogspot.com/2008/10/toca-banda.html

Comentar post

pesquisa

 

arquivo

nós

Dezembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
31

t&d
t&d