Sexta-feira, 21 de Maio de 2004

dignitas

soniagandhi.jpg

Por esta altura, começam as monções na Índia. As chuvas desabam de Norte para Sul com a violência de uma vingança elaborada. Setembro tudo tempera. Nenhum europeu conheceu as monções melhor que nós. Nem mesmo os ingleses, que deportavam como podiam a sua Albion para lá, como para qualquer outro lugar, afinal. Nunca tentes falar a língua deles, ensinavam. Rir-se-ão de ti e do teu mando. Nada nos prende à Índia. Tudo nos atira ao Índico. Só a “quintalada”, a fortuna – esse infortúnio - sanciona tal desterro. Não esqueças. Nada nos livra tanto da miséria como viver à sua custa. A Índia é cor, caos, calor e calos.
É dali, de novo, da Índia, dos “Trópicos”, que nos chegou esta semana uma invulgar lição da dignitas latina. “Autoridade honesta que merece homenagens, honrarias e respeito”, como a definiu Cícero, no seu Da Invenção. Num mundo de falcoeiros inquietos é tão inspirador como excepcional que alguém ainda aceite abdicar do poder apenas por severidade da sua honra. A falta que um oriente faz a um mundo desorientado é a mesma que a água faz à boca de um deserto. Com a monção de Junho chove em Meghalaya, no sudeste indiano, como em mais nenhum lugar da terra. Admiranda lição para estes dias em que a sensatez parece ter-se convertido numa ciência oculta.

Pés na terra aos homens de boa vontade.


____________________

À memória de Rajiv Gandhi, um homem limpo e pacífico que foi também primeiro ministro indiano, assassinado aos 46 anos por uma bomba colocada num cesto de flores por um radical Tamil. O atentado ocorreu a 21 de Maio de 1991, faz hoje exactamente 13 anos.
publicado por Rui Correia às 00:05
link deste artigo | comentar | favorito
1 comentário:
De frangipani a 21 de Maio de 2004 às 00:59
Este texto tem mesmo muito que se lhe diga. A índia lembra-me sempre a não violência do ghandi, aliás, coisa que só pode nascer em zona de monções - basta-lhes a violência da natureza. A ideia das guerras só depois de setembro :) Gostei e muito.

Comentar post

pesquisa

 

arquivo

Dezembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29