Terça-feira, 25 de Maio de 2004

epoché

kurtz.jpg

No dia 11 de Abril de 2004 (ter um blog contraria as minhas inexactidões) escrevi uma coisita sobre as relações entre "ciência e insuficiência". Dizia, então, que a arte, a ciência e o desporto são os únicos escrutínios da vida humana que sei prezar. Todos parecem aceitar a vexata quaestio de um "Apeiron" do Anaximandro, um fogo de Prometeu, um dedo de Michelangelo, ou uma glândula pineal cartesiana. Insuficiências.
Enesidemo, um desconhecido filósofo grego do séc.II, defendia que a metodologia para um conhecimento acautelado consistia na epoché - a suspensão dos juízos. Só a suspensão dos juízos estabelecia a tranquilidade da mente necessária de modo a permitir a skepsis – a indagação. Esta indagação permite a confrontação de duas aparências que, uma vez em conflito, impedem o acesso à verdade, resultando da sua recíproca inverosimilhança um passo estável em direcção a um conhecimento fidedigno.

No dia de hoje, em que descubro pertencer a mais outra minoria: a dos 2,8% de portugueses que se reconhecem ateus, proponho uma leitura bem interessante, (que decidi traduzir e que aqui colocarei); refiro-me a um texto fundíssimo e espantosamente claro, do já célebre Paul Kurtz, Professor Emeritus de Filosofia na State University de New York.
Kurtz é outro dos recorrentes refundadores do cepticismo de Enesidemo, agora mais elegantemente denominado "humanismo secular", na linha das reflexões do Karl Popper, e que, como este, de tudo fez para não ser guru de coisa nenhuma. É co-fundador da International Academy Of Humanism que homenageou figuras como Kohlberg, Soyinka, Senghor, Simone Veil, Asimov, Stephen Gould, Octavio Paz, Carl Sagan, Sakharov, entre muitos outros e que vale a pena conhecer também:

Sobre o humanismo secular.

Sobre a International Academy of Humanism.


Não estamos, enfim, sós. Se calhar somos é poucochinhos. Em mais do que um aspecto, receio mais ainda.
publicado por Rui Correia às 21:42
link deste artigo | comentar | favorito
1 comentário:
De JM a 2 de Junho de 2004 às 17:30
É. Somos poucos mas bons :-)

Comentar post

pesquisa

 

arquivo

nós

Dezembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
31

t&d
t&d